ANO

2018

ISBN

9788561525163

PÁGINAS

143

DIMENSÕES

16x22 cm

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Aprendi com Emanuel Lévinas que toda liberdade é responsabilidade. Ser livre é ser responsável pelo outro, que em sua miséria, fome ou nudez desperta minha consciência adormecida, provocando minha liberdade para que se expresse em bondade concreta. Ser livre é ser bom. Falar com liberdade é falar com bondade.

Sabedoria para Viver e Ser Feliz

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Nostalgia e melancolia são doenças da alma. Ambas incorrem no mesmo equívoco: estabelecem o passado como foco e não como referência. Objetivam-no (Ah, se houvesse uma máquina do tempo...), ao invés de com ele aprenderem. O nostálgico deseja-o para o reviver. O melancólico, para o refazer. Nenhum dos dois terá o que deseja, mas os dois deixarão de desfrutar o que têm.

Viver é uma Arte

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


O convite a uma comunhão planejada, procurada, que resulte da insistência por relacionamentos não desejados, mas obrigatórios - nada disso é a comunhão cristã. Tampouco o medo da solidão, do isolamento, da falta que faz “alguém com quem conversar” conduz à experiência da verdadeira comunhão...

Para o Líder que Existe em Você

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


O sábio é diferente. Pondera, mostra firmeza de postura e inspira segurança. Não é infalível nem autoconfiante, mas aprendeu a controlar a ansiedade e a orientar-se por convicções sólidas. Seus amigos, familiares e colegas admiram-lhe a sobriedade e recorrem aos seus conselhos, sempre úteis e estimulantes, mesmo quando não se impõem sobre as circunstâncias... O sábio não tem respostas prontas; tem luz.

Sabedoria para Viver e Ser Feliz

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Sabedoria é par de asas que conduz a voos mais altos. É tolerância com a vida e com as pessoas, pois nem tudo é como gostaríamos, mas nem tudo é insuportável como gostamos de fazer parecer. É alma limpa, coração sem mágoas. Capacidade de aceitar o que não pode ser mudado. Abertura para o futuro, sem medos exagerados ou ansiedade descontrolada. Ainda que reste algum medo... ou sobre alguma ansiedade.

Sabedoria para Viver e Ser Feliz

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Todos os dias somos bombardeados por informações, oportunidades e possibilidades sem fim. Nossas escolhas tornaram-se mais frequentes e, ao mesmo tempo, mais complexas. Vivemos mais atentos a tudo, temendo perder chances ou tomar decisões erradas, e ficamos mais distraídos em relação ao fundamental. Querendo desfrutar da vida ao máximo, perdemos a percepção do que vale a pena. Querendo tudo, ficamos sem nada.

O Caminho da Excelência

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Jesus Cristo é a revelação da verdade de Deus para um mundo escravizado pela mentira do pecado. Esta mentira consiste em querer fazer acreditar que existe ser humano sem Deus... O pecado é uma tentativa infeliz e mal-sucedida de garantir a vida por meios exclusivamente humanos. Somente em Jesus Cristo o ser humano encontra a verdadeira humanidade e tem de volta sua identidade espiritual...

Deus em Pessoa

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Desenvolvimento pessoal é um desafio que precisamos assumir com coragem e compromisso. Ninguém deve se acomodar, vivendo em estado de estagnação. Quem estaciona acaba recuando, diminuindo. É preciso crescer, amadurecer. Paulo escreveu: até que cheguemos à maturidade, à plena estatura de Cristo.

O Caminho da Excelência

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Nenhuma vitória em qualquer área da vida supre as lacunas emocionais ou carências afetivas que trazemos conosco. Se o motivo de um projeto pessoal é, no fundo, apesar de suas alegadas virtudes ou possíveis benefícios comuns, chamar a atenção para o valor da própria identidade ou conquistar o reconhecimento alheio, é fantasia. E o problema da fantasia é que nunca se realiza...

Sabedoria para Viver e Ser Feliz

Marcelo Gomes

Marcelo Gomes


Somente a virtude me ajudará a manter a vida no trilho. A vida descarrila com facilidade. Nossos deslizes costumam chamar outros. Em linguagem bíblica, “um abismo chama outro abismo”. Sabe aquela história de “já estraguei meu regime, mesmo, que venha outro pedaço de bolo”? A gente se sente mais inclinado a errar quando já conheceu o caminho do erro.

O Caminho da Excelência